Campos de Concentração na Alemanha

Categorizado como Alemanha Marcado com
Campos de Concentração na Alemanha

A prisão em um Campo de Concentração significava trabalho forçado e desumano, maus-tratos brutais, fome, doenças e execuções aleatórias.

É certo que várias centenas de milhares morreram nos Campos de Concentração e mais de três milhões de judeus foram assassinados nos Campos de Extermínio.

Campos de Concentração na Alemanha

Dachau

Entrada Campo de Concentração de Dachau

O Campo de Concentração de Dachau foi o primeiro campo nazista criado para prisioneiros políticos e judeus.

No início, Dachau abrigou muitos prisioneiros proeminentes que vieram de origens políticas, artísticas, acadêmicas e nobres.

Mais tarde, quando Hitler começou a Solução Final, Dachau tornou-se um campo para judeus e outras minorias de toda a Europa Oriental.

Todos os outros campos foram modelados de acordo com a organização e a crueldade de Dachau.

Quando o campo foi libertado pelas tropas norte-americanas em 29 de abril de 1.945, mais de 200.000 prisioneiros passaram pelos portões e milhares dessas pessoas morreram sob tratamento cruel e terrível dos guardas da SS.

Hoje, está aberto ao público como um memorial e museu.

Alte Römerstraße 75, 85221 Dachau, Alemanha

kz-gedenkstaette-dachau.de

Bergen-Belsen

Bergen-Belsen

Bergen-Belsen começou como um campo de prisioneiros para prisioneiros de guerra capturados.

Não era como Auschwitz, onde numerosas câmaras de gás matavam milhares todos os dias. Mas Bergen-Belsen não era menos cruel ou horripilante.

A maioria morreu em Bergen-Belsen por ser baleada, enforcada, morta de fome ou morta por doença.

O prisioneiro mais famoso de Bergen-Belsen foi Anne Frank, que foi transferida de Auschwitz em outubro de 1.944, ela morreu de tifo algumas semanas antes do exército britânico libertar o acampamento.

O acampamento não se encaixava na organização padrão de um Campo de Concentração.

Funcionários do acampamento até trocaram prisioneiros importantes, incluindo judeus, em troca de dinheiro de diferentes governos.

Anne-Frank-Platz, 29303 Lohheide, Alemanha

bergen-belsen.stiftung-ng.de

Buchenwald

Buchenwald

O Campo de Concentração de Buchenwald foi um dos maiores sistemas de campos na Alemanha.

Até o final de 1.943, apenas homens foram presos no complexo do campo. Esses homens eram em grande parte de origem política ou real e vieram dos países invadidos pelo exército nazista.

Buchenwald não era um campo de extermínio adequado a câmaras de gás e grandes crematórios. Esse campo matou os presos por inanição, trabalho forçado, experimentos médicos, injeções letais e enforcamentos.

À medida que o exército russo invadiu a partir do leste, os números de Buchenwald aumentaram com uma onda de prisioneiros sendo evacuados de campos como Auschwitz e Dachau.

Milhares morreram nos últimos meses da operação do acampamento. Esse grande complexo de acampamentos continha muitos políticos famosos, mas também detinha pessoas de toda a Europa.

Hoje, está aberto ao público como um museu.

99427 Weimar, Alemanha

buchenwald.de

Sachsenhausen

O Campo de Concentração de Sachsenhausen retinha prisioneiros políticos durante a Segunda Guerra Mundial. Prisioneiros proeminentes incluem o filho mais velho de Joseph Stalin, Yakov Dzhugashvili, o assassino Herschel Grynszpan, Paul Reynaud, o penúltimo primeiro-ministro da França, a esposa e filhos do príncipe herdeiro da Baviera e vários soldados inimigos e dissidentes políticos.

Sachsenhausen era um campo de trabalho equipado com vários subcampos, uma câmara de gás e uma área de experimentação médica.

Aqueles mantidos em cativeiro em Sachsenhausen eram os homens e mulheres que o Terceiro Reich queria mortos, não apenas por causa de sua religião, mas por causa de suas crenças políticas e seu poder sobre aqueles que os ouviam. Hoje, Sachsenhausen está aberto ao público como um memorial.

Str. der Nationen 22, 16515 Oranienburg, Alemanha

stiftung-bg.de

Flossenbürg

Flossenbürg não era o que a maioria das pessoas pensa de um Campo de Concentração típico, pois apenas alguns judeus foram mantidos prisioneiros no campo até 1.944. Até então, Flossenbürg era um campo para prisioneiros políticos, criminosos e indivíduos “anti-sociais”. Depois de agosto de 1.944, milhares de judeus chegaram a Flossenbürg vindos da Europa Oriental, onde o exército soviético estava afastando as tropas nazistas.

Os prisioneiros no campo e nos sub-campos trabalhavam na mineração de granito, fabricando armamentos e produzindo peças de aeronaves.

Gedächtnisallee 5, 92696 Flossenbürg, Alemanha

gedenkstaette-flossenbuerg.de

Dora-Mittelbau

O Campo de Concentração de Dora-Mittelbau começou como um subcampo no sistema de Buchenwald.

Esse acampamento usou prisioneiros para construir armas como foguetes V-2. Desde sua formação em 1.943 até 1.944, os trabalhadores foram mantidos no subsolo continuamente escavando túneis e construindo armamentos.

Muitos desses prisioneiros morreram de exaustão e de condições precárias.

Os homens mantidos nesse campo resistiram ao domínio nazista sabotando armas e desacelerando a produção.

Uma vez que as forças aliadas começaram a se aproximar do campo, as SS marcharam a maioria dos prisioneiros para Dachau, onde milhares morreram ao longo do caminho.

Quando os americanos libertaram o campo, libertaram os prisioneiros e pararam um grande centro de produção de armas nazistas.

Neuengamme

O Campo de Concentração de Neuengamme foi estabelecido como um subcampo de Sachsenhausen em uma fábrica de tijolos abandonada em Hamburg. Os prisioneiros do campo foram usados como trabalhadores forçados em várias indústrias, incluindo uma renovação das fábricas de tijolos.

Até 1.944, poucos judeus foram presos em Neuengamme. Antes disso, a maioria dos prisioneiros eram criminosos políticos dos países ocupados pelos alemães.

Os detentos de Neuengamme estavam sujeitos a condições horríveis, trabalho forçado e experimentos médicos. Quase metade de todos os prisioneiros que entraram no sistema de acampamento de Neuengamme morreu.

Quando as forças britânicas libertaram o campo, quase todos os prisioneiros foram evacuados ou mortos durante as marchas da morte.

Ravensbrück

O Campo de Concentração de Ravensbrück era o maior acampamento feminino do sistema prisional nazista. Muitas mulheres no campo eram judias, outras eram prisioneiras políticas, ciganas e criminosas. Os homens supervisionavam a liderança no campo, mas as mulheres prisioneiras eram cuidadas por mulheres.

Ravensbrück tornou-se o maior centro de treinamento para essas mulheres guardas da SS durante o período ativo do campo. As mulheres de Ravensbrück trabalhavam durante o encarceramento, principalmente em campos agrícolas e industriais.

As mulheres de Ravensbrück sofreram muito durante o encarceramento, e a falta de condições sanitárias e alimentares só agravou os problemas que essas mulheres enfrentavam.

Sobre os Campos de Concentração

No início, os primeiros detentos nos campos de concentração eram opositores políticos do regime nazista. Mas pessoas “diferentes” como judeus, ciganos e criminosos foram capturados e colocados em Campos de Concentração – tudo em nome da ideologia racial e de arregimentação dos nazistas.

Foi o Reichstag Fire Decree de 28 de fevereiro de 1.933, que deu aos nazistas a autoridade de deter pessoas em “custódia protetora” (Schutzhaft). Esse foi o trampolim para um sistema de acampamento organizado e dirigido centralmente, que foi colocado sob a direção de Heinrich Himmler como chefe da SS e da polícia.

Os campos poderiam ser divididos em diferentes categorias de acordo com seu propósito e função: Campos de Trabalho Forçado, Campos de Trabalho e Reformatórios, Campos de Prisioneiros de Guerra, Campos de Trânsito, Campos de Mulheres e Acampamentos de Guetos. Os Campos de Extermínio tinham uma posição especial dentro do sistema de campos nazistas.

Para saber mais sobre os Campos de Concentração na Alemanha e outras localizações acesse o site Wikipédia.

Fonte: Fold 3

Comece a Planejar sua Viagem com nossos Parceiros

Reserve seu hotel através do maior site de reservas de hotéis Booking.com. Você irá encontrar diversas opções para todos os tipos de bolso. Faça a sua reserva com antecedência, assim você garante excelentes preços. Clique e Pesquise Hotéis na Alemanha.

Viaje com segurança com um Seguro de Viagem Internacional. O Seguro de Viagem para a Alemanha é obrigatório. Garanta os melhores preços através do nosso parceiro Seguros Promo. Com a Seguros Promo é possível pesquisar e comparar os valores e escolher a cobertura mais adequada para a sua viagem. Clique e Faça uma Cotação.

Aplicativo Alemanha

Aplicativo Alemanha Online

Baixe nosso app para usar antes, durante e depois da sua viagem para a Alemanha.

O aplicativo conta com dicas e informações de + 40 destinos e + 382 atrações. Inspire-se!

Veja também

Regiões da Alemanha

Mapa da Alemanha

7 Razões para viajar de Trem na Alemanha

5 Passos para Planejar uma Viagem Incrível para a Alemanha

Lista das Maiores Cidades da Alemanha

Castelos da Alemanha

10 Razões para Visitar a Alemanha

População da Alemanha

Pontos Turísticos da Alemanha

Sugestões de Roteiros para Viajar pela Alemanha

Feriados na Alemanha

O que fazer na Alemanha

Fuso Horário Alemanha

Curiosidades sobre a Alemanha

Fotos da Alemanha